Nessa quinta-feira, dia 31 de julho, o Facebook estreou o Internet.org, projeto que pretende trazer internet gratuita para países em desenvolvimento. O primeiro país a receber o serviço foi a Zâmbia, na Africa. Dentro do pacote de internet gratuita o usuário pode acessar sem custo o Google, Wikipedia e o próprio Facebook. Por enquanto os benefícios estão restritos a operadora Airtel, mas existem planos de expandir o projeto para outras operadoras e países;
Parcerias estão sendo fechadas com outros sites, como de previsão de tempo e uma página dedicada a direito das mulheres. O plano de Mark Zuckerberg, criador e CEO do Facebook, é trazer a internet para o maior número de pessoas possível. O objetivo não só é tornar o mundo mais conectado, como também aumentar a utilização dos sites e redes sociais que fazem parte do plano de acesso gratuito.
Aqui no Brasil ações semelhantes já aconteceram com a rede social de Zuckerberg. É possível acessar uma versão simplificada da rede sem custos, chamada de Facebook Zero.
E bom, como disse anteriormente, existem planos de expandir o serviço para outros países. Não duvido que o Brasil esteja nessa lista. :)