A empresa vem pra mostrar que Realidade Virtual não deve ser para poucos.
Já não devem ser surpresa pra muitos, os avanços em realidade virtual por parte de empresas como a Steam(através da HTC e seu HTC Vive) e o Facebook(Através da Oculus e seu Oculus Rift), que fabricam óculos de realidade virtual para consumidores exigentes e que podem arcar com seus altos custos.
A alternativa aos preços altos por um produto ainda novo no mercado encontrada pela Google foi um óculos simples, feito de papelão e que só dependia de um celular para funcionar. O Google Cardboard, como é chamado, é uma plataforma de aplicativos para realidade virtual que funciona com óculos “faça-você-mesmo” lançada na metade de 2014 durante a Google I/O, conferencia de desenvolvedores da empresa.
O modelo, que já está em sua segunda revisão, usa lentes biconvexas aliadas à tela do smartphone para criar a imersão de estar dentro de vídeos e imagens que se extendem por 360º ao seu redor.
Graças ao Cardboard, milhões de pessoas puderam experimentar a realidade virutal por um preço acessível e muitas se descobriram entusiastas da nova tecnlogia. Como uma solução barata e eficaz, a Google afirma que o produto foi um sucesso, atingindo mais de 5 mihões de vendas e tendo mais de 1000 aplicativos desenvolvidos para a plataforma.
E por esse motivo, em 2016, durante a conferencia Google I/O, a plataforma sucessora do Google Cardboard foi anunciada, a plataforma Daydream.
Diferente da simplicidade da plataforma Cardboard, a plataforma Daydream vai atrás dos que não conhecem muito da realidade virutal e dos consumidores que querem experiencias ainda mais fantásticas e completas.
Ainda se baseando em ter smartphones funcionando como cérebro e tela para o dispositivo, o Daydream possui uma interface inteira remodelada para o ambiente totalmente em 3D além de possuir um suporte nativo para um controle com sensores de movimento semelhantes ao controle do Nintendo Wii.
Diversos apps do Google já estão sofrendo modificações para aproveitar o máximo da nova interface quando plugado à um headset compátivel com o Daydream. Empresas como a Netflix, a HBO e empresas que desenvolvem jogos para celulares também já se mostraram empolgadas com a plataforma.
Muito ainda precisa ser explorado e aprendido no ramo da Realidade Virtual mas empresas que buscam soluções mais baratas voltadas aos que querem começar à se aventurar mas não querem abrir mão de uma boa experiencia são essenciais para o crescimento e avanço do mercado.