O jogo foi adaptado para rodar na Touch Bar dos novos MacBooks
O anúncio da Touch Bar, interface touch desenvolvida pela Apple que substitui a fileira superior do teclado, foi um tanto controverso: enquanto alguns vibraram com a novidade e suas possibilidades e outros criticaram a empresa por acrescentar uma função desnecessária, um desenvolvedor canadense viu na novidade uma oportunidade de ouro.
A novidade, de forma resumida é uma versão esticada de outro aparelho da Apple, o Apple Watch, que inclusive roda usando o mesmo SoC do relógio. Isso permitiu uma fácil integração com o sistema dos MacBooks sem depender da criação de um novo sistema. Vale lembrar que a barra roda uma versão customizada do sistema utilizado pelo Apple Watch, o que limita muito suas funcionalidades.
Isso não abalou o desenvolvedor canadense Adam Bell, que possui larga experiência em desenvolvimento para iOS, que decidiu usar seus conhecimentos para dar um uso completamente novo para a barra: rodar um dos jogos primordiais do gênero FPS, o aclamado Doom, que possui ports para diversos sistemas e aparelhos um tanto quanto exóticos.
O jogo, lançado originalmente em dezembro de 1993, foi adaptado para rodar na estranhíssima resolução da barra touch, que é de 2170×60. O resultado é a versão mais esticada do game conhecida pelo homem, isso contando as diversas versões do game para calculadoras científicas e impressoras. Bell também disse que apesar de ridículo, poder rodar o jogo nesse formato é simplesmente incrível.
Será que os games tem um futuro na nova invenção da Apple? Tudo sugere que não pois as diretrizes de uso da barra touch impedem que ela seja usada como uma tela auxiliar, exiba atalhos de teclado e tampouco seja usada para reproduzir animações. Será que essa será a última empreitada da Touch Bar no mundo dos Games? Só nos resta esperar para saber.