A pressão do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em cima da Apple para abrir seu sistema para lojas alternativas de aplicativos parece estar chegando a um ponto final.
A exemplo do que já acontece na Europa, usuários brasileiros poderão instalar aplicativos no iPhone usando outros métodos diferentes à App Store oficial.
E isso parece já ter data para acontecer: outubro, no lançamento do iOS 26.1. E quem acabou revelando essa data foi justamente a Epic Games, que desde 2020 trava uma batalha judicial com a Apple para trazer Fortnite de volta ao iPhone.
Em maio, quando a justiça confirmou o prazo de 90 dias para a Apple implementar lojas alternativas no iOS, a Epic Games chegou até a determinar uma data para voltar ao iPhone: 21 de agosto. O problema é que existe uma grande questão logística para mudar todo o sistema, mesmo que seja apenas para um país, e por isso, a Apple pediu mais tempo.
Para implementar as mudanças que permitem lojas alternativas no iPhone, é preciso lançar uma atualização do sistema que permita isso. Já vimos isso acontecer com o iOS 17.4. Porém, no calendário tradicional da Apple nunca houve o lançamento de grandes atualizações do iOS no mês de agosto. Bagunçaria todo o cronograma da empresa, que nesta época está totalmente empenhada em preparar o iOS 26 para ser lançado mundialmente em setembro.
Então a Apple pediu para o CADE para adiar o prazo até outubro, quando ela lançará o iOS 26.1. E quem confirmou isso foi a própria Epic Games. Com isso, parece bastante lógico que a possibilidade de instalar lojas alternativas de apps no Brasil virá no iOS 26.1, previsto para outubro.
Claro que, até lá, tudo pode mudar. Mas se confirmado, poderemos em breve instalar lojas alternativas nos iPhones também no Brasil, como já acontece hoje na Europa.
Veremos.