A indústria japonesa de jogos está demonstrando uma rápida incorporação da Inteligência Artificial (IA) no desenvolvimento. Uma nova pesquisa indica que mais de 51% das empresas do país já empregam a tecnologia em seus fluxos de trabalho criativos. O levantamento, realizado pela Computer Entertainment Supplier’s Association (CESA) entre junho e julho deste ano, revela uma adoção expressiva da IA por estúdios de diversos tamanhos.
Segundo as informações coletadas, as empresas que fazem parte da CESA — um grupo que inclui estúdios de peso como Capcom, Square Enix, Sega e Level-5 — têm implementado a IA focando em três áreas principais: geração de assets visuais, criação de histórias e textos, e assistência na programação. Adicionalmente, 32% das participantes na pesquisa relataram utilizar a tecnologia para o desenvolvimento de seus próprios motores de jogo.
Algumas desenvolvedoras têm sido mais abertas sobre o uso da IA. A Level-5, responsável por franquias como Professor Layton e Ni No Kuni, está aplicando a inteligência artificial de forma ampla em vários aspectos da produção, abrangendo desde o upscaling visual e a criação de personagens até a geração de código. A Capcom, por sua vez, confirmou publicamente que está realizando experimentos com IA para gerar as centenas de milhares de ideias singulares necessárias para a construção detalhada de ambientes de jogo.
Apesar da rápida adoção, nem todas as empresas japonesas estão abraçando esta revolução tecnológica. A Nintendo, por exemplo, declarou que está evitando o uso de IA generativa por enquanto, citando preocupações com direitos autorais — uma postura consistente com a rigorosa proteção de propriedade intelectual pela qual a empresa é conhecida.
A pesquisa da CESA oferece um dos primeiros panoramas concretos sobre o quanto a inteligência artificial já está integrada no desenvolvimento de jogos em um dos principais mercados globais do setor, sugerindo que a AI no Desenvolvimento de Jogos no Japão não é apenas uma tendência futura, mas uma realidade presente que está rapidamente transformando como os jogos são criados.