Ontem, dia 15/09, o presidente-executivo e também fundadores do Facebook, Mark Zuckerberg, confirmou em uma palestra que sua rede social irá ganhar um botão “não curti” (dislike) em breve.
Mark conta que praticamente desde a criação do Facebook os usuários pedem a criação de um botão “dislike”. Durante muito tempo eles avaliaram se realmente valeria a pena implementar a função, visto que o número de likes contra o número de dislikes iria provocar um balanço “natural” do conteúdo na rede, e não era isso que ele queria.
Porém com o crescimento do FB a rede social ganhou um aspecto mais comercial que familiar e por isso diversos meios de filtragem de conteúdo foram desenvolvidos. O novo botão poderá abrir a oportunidade de deixar mais notícias positivas e assuntos agradáveis na timeline dos usuários, reduzindo a quantidade de SPAM, posts falsos ou de ódio.
Zuckerberg complementa que já notou em muitos momentos que as pessoas postam coisas negativas ou tristes no Facebook e os amigos dessas pessoas ficam confusos se devem ou não apertar o botão curtir, já que é uma atitude positiva.
Não é a primeira vez que o Facebook demonstra algum interesse em implementar a função. Mark em outras ocasiões já comentou que estava pensando no assunto, mas parece que agora é definitivo. Ele também já comentou o interesse em criar outros botões que expressem características diferentes, apesar de ter especificado que botões seriam esses.