A NVIDIA anunciou uma nova placa da série Quadro, linha voltada a profissionais de animação e 3D.
A Quadro K6000 é a nova top de linha da série e é a GPU mais rápida e capacitada já construída. A novidade oferece desempenho computacional cinco vezes mais alto e aproximadamente o dobro da capacidade gráfica da sua antecessora, a GPU Quadro 6000, além da maior memória gráfica já disponível no mercado.
Com desempenho excelente, a nova GPU Quadro K6000 permite que as principais organizações – como a Pixar, Nissan e Apache Corporation – visualizem e analisem imagens de tamanhos sem precedentes.
“Os recursos da Kepler são fundamentais para a nossa nova geração de tratamento de iluminação e geometria em tempo real. Estamos ansiosos para conhecer logo a K6000. A memória e os outros recursos adicionais permitem que nossos artistas vejam muito mais da cena final de forma interativa, em tempo real, e permitem interações muito mais artísticas”, destaca Guido Quaroni, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Pixar. Com a nova GPU Quadro K6000, o famoso estúdio pode chegar mais rápido a resultados como o que se vê abaixo, do filme Universidade Monstros, o que facilita o trabalho dos artistas.
A NVIDIA Quadro K6000 possui arquitetura NVIDIA Kepler e tem uma configuração invejável:
- Memória RAM GDDR5 de 12 GB
- 2.880 núcleos multiprocessador de streaming (SMX)
- Suporta quatro monitores simultâneos e até 4k de resolução, com DisplayPort 1.2
- E/S de vídeo de latência ultrabaixa e suporte para visualizações em larga escala
Pera aí, quatro monitores 4K? É isso mesmo? O.o
Apesar de sua configuração excelente e seu preço elevado, ela é recomendada apenas para profissionais ou pessoas interessadas em animação e renders 3D pesados. Ela não é uma placa otimizada para jogos e pode até decepcionar perto de outras placas high-end do mercado.
A K6000 chega ao Brasil no terceiro trimestre deste ano nas principais lojas do ramo. Nenhum valor foi divulgado, mas podem apostar que irá custar entre 10 e 20 mil reais.