NVIDIA e Intel anunciam parceria inédita para produção de CPUs voltadas para IA

Alberto Nunes
3 Min Read

A Intel e NVIDIA anunciaram hoje, dia 18 de setembro, uma parceria histórica para trabalharem juntas em componentes de IA que vão alcançar tanto o segmento profissional como o doméstico. As empresas vão trabalhar juntas na integração dos aceleradores NVIDIA com as arquiteturas da Intel para CPUs.

“As companhias vão focar em conectar de maneira direta as arquiteturas da NVIDIA e Intel usando o NVLink – integrando a força da IA e computação acelerada da NVIDIA com as tecnologias de liderança da Intel para CPUs e ecossistema x86, para entregar soluções de ponta para consumidores”, diz a divulgação das empresas.

No texto comentando a parceria, as companhias explicam que na área de data centers a Intel vai criar uma CPU x86 customizada para a NVIDIA integrar em suas plataformas para infraestrutura de IA e vender como produtos finalizados.

Na parte de uso doméstico, a Intel vai criar SoCs baseados em x86 que usam GPUs integradas da NVIDIA, com design de chiplets. Esses produtos vão aparecer em “uma ampla gama de PCs”, segundo o texto – o que deve incluir notebooks principalmente.

Parceria vem acompanhada de enorme investimento da NVIDIA

Como parte do novo acordo entre as empresas, a NVIDIA vai investir o total de US$ 5 bilhões na Intel, comprando ações da companhia a US$ 23,28 cada. O dinheiro, no entanto, ainda estará sujeito a certas condições de fechamento do acordo e precisa passar por aprovação de órgãos regulatórios competentes.

“Essa colaboração histórica junta intimamente a IA da NVIDIA e stack para computação acelerada com as CPUs Intel e seu vasto ecossistema x86 – uma fusão de duas plataformas de nível mundial”, declarou Jensen Huang, CEO da NVIDIA.

O chefe da Intel, Lip-Bu Tan, acrescentou: “nós apreciamos a confiança que Jensen e o time NVIDIA depositaram em nós com seu investimento e estamos ansiosos para o trabalho adiante, conforme inovamos para consumidores e crescemos nossos negócios.”

Essa é uma parceria que certamente levanta muitos questionamentos, em especial a respeito do futuro das GPUs da própria Intel, tanto em seus processadores como em modelos dedicados. As duas empresas vão falar mais do assunto uma conferência para imprensa, então devemos ter mais detalhes antes do fim de semana.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *