A empresa foi comprada pelo valor de 40 milhões de dólares.
A americana Pebble Technology Corporation, mais conhecida como Pebble, foi uma das empresas responsáveis pelo pontapé inicial dos relógios inteligentes. Arrecadando 10,3 milhões de dóalres através da sua primeira campanha de financiamento que se deu entre abril e maio de 2012, a empresa quebrou os recordes de arrecadação do site Kickstarter. O barulho chamou atenção de redes varejistas como a Best Buy, que após começar a vender os smartwatches da iniciante, teve todo o seu estoque esgotado em apenas 5 dias.
Sua família de produtos incluiu nomes como o Pebble Smartwatch(agora conhecido como Classic), o Pebble Steel(primeiro smartwatch de metal feito pela companhia), o Pebble Time(primeiro a contar com uma tela colorida), o Time Steel(modelo Premium do Pebble Time) e o primeiro smartwatch redondo da empresa, o Time Round. O que fazia da Pebble a empresa com mais modelos de smartwatch, considerada por muitos como a vanguarda da tecnologia vestível.
Essa vanguarda foi o que atraiu o interesse da Fitbit, fabricante americana de wearables voltados ao mundo fitness, que comprou a empresa por 40 milhões de dólares. E o motivo da compra, embora incerto, é simples de ser entendido: a empresa não queria competição e a melhor maneira de acabar com a “concorrente” era através de um cheque. A empresa também deixou claro suas intenções com a declaração de que estava comprando apenas a parte de software e firmware da empresa, sua maior propriedade intelectual, e não demostrou interesse na divisão de hardware da fabricante de relógios inteligentes.
Com a compra, todos os produtos da empresa, existentes e anunciados, se encontram cancelados e os serviços da empresa, que devem se manter por mais algum tempo, terão uma morte lenta. Dos seus produtos anunciados em conjunto com a sua última campanha no Kickstarter, que arrecadou 12 milhões de dólares, apenas o Pebble 2 e sua versão especial chegaram a ver a luz do dia, o que significa que o Time 2 e o esperado Pebble Core completamente cancelados.
O que isso significa para os financiadores da campanha? Os produtos que não tiverem sido enviados até o momento da oficialização da compra jamais serão e o dinheiro doado nessas categorias deve ser devolvido dentro das próximas 8 semanas.
Com a morte da Pebble, o mercado dos Smartwatches esfria ainda mais, sendo as únicas gigantes investindo nesse mercado no atual momento a Google e suas parceiras com o Android Wear, a Apple com seu Apple Watch e a Samsung com seus smartwatches rodando o Tizen OS pois embora existam outras empresas nesse mercado, como a Garmin e a própria Fitbit, elas se focam em uma proposta mais voltada para a saúde e áreas fitness, diferente das demais.
Esse pode ser o inicio do fim dos relógios inteligentes como conhecemos. O inverno está chegando para os Smartwatches.
A declaração da Pebble pode ser lida clicando aqui.