A importância de uma compra consciente
A ampliação do poder aquisitivo dos brasileiros fez com que diversos produtos passassem a ser consumidos por uma parcela maior da população. Dessa forma, equipamentos eletrônicos e da área de informática como o notebook, o aparelho de televisão e o celular ganharam atenção redobrada das companhias fabricantes, que iniciaram uma disputa sem precedentes para tentar conquistar os membros do novo mercado consumidor. Até aparelhos de ar condicionado ganharam novas linhas compactas. Com isso, o que se viu e se vê até hoje é uma indústria investindo muito sobre o desenvolvimento de novos modelos de produtos a fim de atender os mais variados perfis de consumo. Quanto mais modelos e linhas de um mesmo dispositivo, mais difícil se torna realizar uma compra consciente e, sobretudo, mais necessário se faz a presença de um guia de compra eficaz.
Que toda essa circunstância é plenamente benéfica para todos os usuários não há a menor dúvida, uma vez que a intensificação das disputas comerciais tem como consequência uma quantidade cada vez maior de lançamentos. Entretanto, diante de uma diversidade tão grande de modelos, fazer uma compra consciente fica cada vez mais dependente de um ótimo guia de compra.
Uma das características principais dessa nova concepção do mundo dos negócios diz respeito à preocupação das empresas em anunciar produtos de todos os níveis. Isso significa, por exemplo, que o usuário não fica mais restrito a um celular smartphone top de linha, pois também pode optar por um dispositivo de entrada ou intermediário. O mesmo se aplica durante a escolha do notebook, do aparelho de televisão, do ar condicionado, etc. Em virtude disso, equívocos no momento da aquisição são comuns. Para não errar e efetuar uma compra consciente é fundamental que se faça pesquisa prévia.
Por outro lado, toda essa democratização também trouxe muitas dúvidas aos usuários, sejam os mais experientes ou aqueles que ainda não possuem muita intimidade com as interfaces dos produtos mencionados. Felizmente, um bom guia de compra pode deixar a vida do usuário menos tortuosa. Com esse guia de compra é possível adquirir um produto em apenas alguns minutos. E o mais importante é que a escolha será pautada em um aparelho que atende às necessidades do usuário, nada a mais ou a menos. Este é um claro exemplo do que é uma compra consciente.
Como usar a informação do guia de compra a seu favor
Quando se tem o intuito de comprar um novo produto, o primeiro passo de qualquer pessoa é buscar informações na infinita internet. O grande problema é que a web não possui qualquer tipo de filtro sobre o que é postado. Evidentemente, o usuário ainda pode recorrer às revistas eletrônicas mais conceituadas, que certamente apresentam um conteúdo dotado de uma qualidade impecável. Mas, uma vez que esses sites são especializados no assunto, a linguagem tende a ser excessivamente técnica. O resultado é que o usuário pode concluir a leitura com aquela sensação de que o pouco que foi apreendido se perdeu pelo caminho.
O ideal seria um site que apresentasse textos explicativos de forma mais enxuta, concedendo explicações que podem fazer a diferença durante a compra, mas sem se aprofundar demasiadamente em termos técnicos. Seria como uma espécie de primeiro contato com o produto. Um site com essas características, por exemplo, é o Explica Fácil, que além de proporcionar um eficaz guia de compra também apresenta textos que abordam as especificações dos produtos na medida exata para que o usuário realize uma compra consciente.
Além do que já foi dito, um outro ponto interessante desse site é que ele reúne em umsó lugar artigos objetivos que destacam vantagens e desvantagens de cada tipo de produto, atualmente possuem informações sobre notebook, celular, ar condicionado e aparelhos de televisão. Essa parte do site serve como uma espécie de dicionário virtual sobre as funcionalidades dos equipamentos e quais as expectativas que o usuário deve nutrir em relação a cada um.
O explicafacil também consegue otimizar a vida do usuário porque traz consigo um guia de compra bem prático. Dessa forma, se o visitante ainda não sabe bem o que procura, as perguntas previamente dispostas no site servem como um filtro que o levará diretamente às possibilidades existentes. Assim, a almejada compra consciente se torna mais automática e bem menos complicada devido ao auxílio desse guia de compra.
Conclusão
A internet é alimentada diariamente com toda a diversidade de conteúdo imaginável. No entanto, assim como tudo o que se busca na rede mundial de computadores, quando quiser conhecer melhor um produto ou funcionalidade o usuário deve ter a chance de trilhar por um caminho intermediário. Em outras palavras, ele não deve se contentar com os textos publicitários das lojas, que jamais irão levantar qualquer suspeita sobre uma desvantagem de determinado produto (por mais imperceptível que ela seja), tampouco com os intrincados dizeres das páginas especializadas no assunto. Afinal, muito conhecimento técnico logo no início pode mais atrapalhar do que contribuir para uma compra consciente. A saída é procurar por sites diretos, objetivos e que avaliam, realmente, quais são os prós e contras de cada equipamento, pois qualquer um deles contêm vantagens e desvantagens.