A Five Percent AI divulgou que o volume de conteúdo produzido por inteligência artificial na internet já é maior do que o total de textos escritos por pessoas. A pesquisa, lançada recentemente, analisou materiais online de janeiro de 2020 a maio de 2024, confirmando que essa virada histórica ocorreu no final de 2023.
O estudo, contudo, apontou um dado inesperado: apesar de ter ultrapassado a produção humana, a proporção de conteúdo gerado por IA está se estabilizando na web. Os analistas observaram que a aceleração no crescimento desse tipo de material começou a diminuir em meados de 2023, permanecendo relativamente constante ao longo dos últimos 12 meses.
“Embora a quantidade de artigos gerados por IA tenha aumentado drasticamente após o lançamento do ChatGPT, não estamos vendo essa tendência continuar. Em vez disso, a proporção de artigos produzidos por inteligência artificial permaneceu relativamente estável no último ano”, declara o relatório da Five Percent. A empresa sugere uma explicação para isso: os artigos criados por IA não apresentam bom desempenho nas buscas online.
Uma segunda hipótese para a estabilização é que o Google pode estar filtrando eficazmente uma parte considerável do conteúdo de IA. Isso incentivaria os publicadores a continuarem utilizando escritores humanos. Outra possibilidade é que, à medida que as ferramentas de IA melhoram, seus textos se tornam mais difíceis de serem detectados, o que explicaria a estabilidade aparente nos números.
O levantamento da Five Percent sugere que, pelo menos por enquanto, a expansão acelerada do conteúdo gerado por IA encontrou seu primeiro ponto de equilíbrio. Esse fato pode ser um reflexo dos esforços dos mecanismos de busca em dar prioridade a materiais de qualidade, independentemente de quem os criou.