YouTube culpa adblock por queda de audiência nos canais

Diego Gomes
3 Min Read

No último mês, diversos criadores de conteúdo de um dos sites mais populares da Terra relataram uma redução significativa no número de visualizações de seus vídeos. E, para justificar esse acontecimento, YouTube culpa uso de adblock por queda de audiência nos canais.

A partir de meados de agosto, muitos canais perceberam que seus números de exibições caíram drasticamente (e sem um motivo aparente). Inicialmente, especulou-se que as novas ferramentas de verificação de idade baseadas em IA, implementadas pelo YouTube, poderiam ser a causa. Contudo, a empresa negou com força essa associação.

explicação que ganhou mais força entre a comunidade de criadores está diretamente ligada aos bloqueadores de anúncios. Conforme já mencionado, o YouTube sugeriu, de forma indireta, que ferramentas de bloqueio de conteúdo podem afetar a precisão das métricas de visualização.

Josh Strife Hayes foi um dos primeiros a notar um padrão: as visualizações permaneciam estáveis em dispositivos como TVscelulares tablets, mas caíam aproximadamente pela metade em computadores. A confirmação veio de outros criadores, como o canal TechLinked, do grupo Linus Tech Tips, que identificou a mesma tendência em suas estatísticas.

Um ponto crucial que reforça essa teoria é que, embora as visualizações tenham caído, a receita proveniente de anúncios não seguiu o mesmo movimento. Isso indica que o problema não está no número real de pessoas assistindo aos vídeos, mas sim no sistema de contagem. A hipótese é que visualizações de usuários com bloqueadores ativados não estão sendo registradas corretamente.

Em 11 de agosto, a EasyList, uma lista de filtros usada pela maioria dos bloqueadores de anúncios populares, foi atualizada. A mudança incluiu a regra “youtube[.]com/api/stats/atr“, que impede a plataforma de contar visualizações.

youtuber ThioJoe foi um dos que destacaram essa modificação. Outro criador, Jeff Geerling, explicou que os usuários podem ajustar suas configurações manualmente para que suas visualizações voltem a ser contabilizadas. Esse incidente não é isolado. No início do ano, problemas de lentidão no YouTube foram erroneamente atribuídos à plataforma, mas na verdade eram causados por uma atualização do AdBlock.

Esses eventos mostram a grande quantidade de pessoas que utilizam bloqueadores de anúncios e reforçam ações do YouTube contra essas ferramentas. A situação atual parece ser mais um capítulo na disputa constante entre o YouTube e os usuários de bloqueadores de anúncios.

Enquanto isso, parte do público argumenta que a quantidade excessiva de anúncios, principalmente os longos e não puláveis, justifica o uso de bloqueadores. O impasse continua, sem uma solução definitiva à vista.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *