Junto com o anúncio do aumento do mínimo exigido de velocidade da internet para 20%, a Anatel divulgou um plano de medição da qualidade da internet no Brasil.
Para isso, serão distribuídos para cada um dos voluntários um aferidor, chamado de Whitebox.
Com as medições, a Anatel pretende ter uma idéia geral da qualidade da internet no país. Ela avaliará todas as prestadoras com mais de 50 mil usuários, que são: Oi, Vivo, NET Virtua, GVT, CTBC, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.
Os aparelhos já começaram a ser distribuídos essa semana, mas as incrições para voluntários ainda estão abertas e novas levas de Whiteboxes serão enviadas.
O voluntário não irá receber nada por colaborar com o projeto, mas também não terá nenhum custo de instalação e manutenção. Além disso, ele irá receber um relatório mensal sobre a qualidade da sua internet.
A Anatel garante que o Whitebox não irá atrapalhar a sua conexão com a internet e nem coletar dados pessoais. Ele só serve para acompanhar a velocidade da internet.
Ficou interessado? Então é só se inscrever pelo site http://www.brasilbandalarga.com.br/ e torcer para ser um dos escolhidos.