Superbateria feita de grafeno é descoberta por acidente

Alan (@Alanzice)
2 Min Read

Baterias menores e mais eficientes sempre foi o objetivo de todo o pesquisador e desenvolvedor de baterias.

Uma pesquisa feita por um estudante da UCLA (University of California, Los Angeles), que buscava novas maneiras de fabricar folhas de grafeno (feita a base carbono, é um dos materiais mais fortes feitos na atualidade), acabou criando acidentalmente um supercapacitor. Um supercapacitor basicamente é uma das alternativas para a bateria comum. Ele não só consegue ser carregado rapidamente, como ainda consegue acumular grande quantidade de energia em um pequeno espaço.

E o mais impressionante é que a tecnologia utilizada no processo é na realidade muito simples. É só adicionar uma camada líquida de óxido de grafite em um CD, inserir o CD em um leitor de DVD com LightScribe  (não, você não leu errado, hehe) e usar todo o sistema para secar a camada de grafite.

O disco de grafeno resultante tem uma eficiência absurda: um pequeno pedaço desse novo supercapacitor consegue manter um LED aceso por 5 minutos com apenas 2 segundos de carregamento!

Apesar de ainda ser algo “cru”, as possibilidades dessa nova descoberta são bem animadoras. “Imagine se você puder pegar um aparelho, conectá-lo à tomada por 30 segundos ~ 1 minuto e já estar com a carga cheia?” disse Richard Kaner, professor da UCLA.

Ainda deve demorar um pouco, mas espere nos próximos anos baterias ainda mais finas e mais eficientes. Juro que soltarei fogos de artifício quando houver um smartphone capaz de ficar com a carga cheia em apenas 1 minuto, hehe.

Assista ao vídeo de divulgação do novo supercondutor (inglês):

Share This Article
8 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *