Baterias menores e mais eficientes sempre foi o objetivo de todo o pesquisador e desenvolvedor de baterias.
Uma pesquisa feita por um estudante da UCLA (University of California, Los Angeles), que buscava novas maneiras de fabricar folhas de grafeno (feita a base carbono, é um dos materiais mais fortes feitos na atualidade), acabou criando acidentalmente um supercapacitor. Um supercapacitor basicamente é uma das alternativas para a bateria comum. Ele não só consegue ser carregado rapidamente, como ainda consegue acumular grande quantidade de energia em um pequeno espaço.
E o mais impressionante é que a tecnologia utilizada no processo é na realidade muito simples. É só adicionar uma camada líquida de óxido de grafite em um CD, inserir o CD em um leitor de DVD com LightScribe (não, você não leu errado, hehe) e usar todo o sistema para secar a camada de grafite.
O disco de grafeno resultante tem uma eficiência absurda: um pequeno pedaço desse novo supercapacitor consegue manter um LED aceso por 5 minutos com apenas 2 segundos de carregamento!
Apesar de ainda ser algo “cru”, as possibilidades dessa nova descoberta são bem animadoras. “Imagine se você puder pegar um aparelho, conectá-lo à tomada por 30 segundos ~ 1 minuto e já estar com a carga cheia?” disse Richard Kaner, professor da UCLA.
Ainda deve demorar um pouco, mas espere nos próximos anos baterias ainda mais finas e mais eficientes. Juro que soltarei fogos de artifício quando houver um smartphone capaz de ficar com a carga cheia em apenas 1 minuto, hehe.
Assista ao vídeo de divulgação do novo supercondutor (inglês):
E após os nanotubos não é que o carbono continua surpreendendo….
E após os nanotubos não é que o carbono continua surpreendendo….
Olha só, talvez a saída para a autonomia dos carros elétricos….
Rapaz essa é a resposta para muita coisa… Smartphones, notebooks (eletrônicos em geral), carros elétricos… TUDO O QUE USAR ELETRICIDADE…
Quando comercializarem a tecnologia, vai chegar ao Brasil como a última novidade antes do fim dos tempos. Bateria de 10.000 mAh, que carrega em apenas 1 minuto e faz o aparelho funcionar em até 2 semanas vai custar 15,00 dólares nos EUA e 1.500,00 reais aqui. Sem dizer que um Samsung Galaxy S3 que custa 1.300,00 reais quando vier com essa bateria vai se chamar Samsung Grafeno S3 e vai custar no lançamento 3.800,00 e vai ter milhares de brasileiros correndo pra comprar… TENHO NOJO DISSO NO BRASIL!
Só eu, ou mais alguém viu um mundo de possibilidades com esta descoberta?????
Posso estar exagerando, mas dentro de mais alguns anos de pesquisa e o Nobel de Física (ou Química) vai para a UCLA…
https://www.acontecendoaqui.com.br/estudante-de-18-anos-inventa-supercapacitor-que-pode-recarregar-celulares-em-segundos
https://www.acontecendoaqui.com.br/estudante-de-18-anos-inventa-supercapacitor-que-pode-recarregar-celulares-em-segundos