O Procon de São Paulo divulgou uma lista essa semana com 275 sites brasileiros não recomendados para compras online.
A lista desse ano é basicamente um upgrade de uma lista criada em 2011. Em 2013 foram adicionados mais 71 sites, totalizando os 275.
As empresas estão organizadas por ordem alfabética e possuem informações como CNPJ e razão social.
Os sites foram incluídos na lista devido a irregularidades na vendas, principalmente a não entrega de produtos adquiridos sem resposta ou solução para o consumidor.
“Essas páginas não conseguem ser localizadas fisicamente, inclusive no rastreamento feito no banco de dados de órgãos como Receita Federal, Junta Comercial e Registro BR não é possível localiza-las, o que inviabiliza a solução do problema apresentado pelo consumidor”, declarou Paulo Arthur Góes, diretor-executivo do Procon-SP.
Por isso, tome bastante cuidado antes de comprar pela internet. Ela é com certeza uma excelente ferramenta para compras, mas é necessário atenção. Eu mesmo nunca tive problemas, mas sempre tomei o cuidado de comprar em lojas conhecidas e/ou recomendadas. Suspeite se for uma loja nova e/ou desconhecida que possui preços muito abaixo do mercado, e sempre pesquise, muito, antes de finalizar sua compra.
O PDF contento a lista de todos os sites pode ser baixado diretamente do site do Procon-SP clicando aqui.