Todo mundo já pensou como seria legal ter um robô. Mas que tipo de robô você teria? Um cachorro, um gato? Que tal uma tartaruga marinha?
A empresa suíça ETH Zurich está tentando tornar isso realidade, criando um robô inspirado em uma tartaruga marinha, chamada de Naro-Tartaruga.
A tartaruga foi escolhida como modelo devido a sua excelente hidrodinâmica. O objetivo deste robô autônomo (ou seja, ele se locomove independentemente, sem ninguém o controlando) é levar pequenas cargas em seu casco. A princípio só é necessário possível programar seu destino e colocar a carga a ser enviada que ele cuidaria de todo o resto, podendo nadar por grandes distâncias. Graças ao seu formato, existe espaço suficiente não só para a carga como também para todos os sensores e componentes da Naro-Tartaruga.
E não pense que só porque é um robô que ele é desengonçado. A Naro-Taratura atinge velocidades de 7 nós (12 km/h), que é bem mais rápido que uma Tartaruga Marinha de verdade (que já nada bastante rápido, por acaso). Todas as 4 nadadeiras são independentes e possuem um sistema de rotação tridimensional, o que permite alta velocidade e manobrabilidade.
A ETH Zurich pretende tornar esse robô viável comercialmente, de modo que qualquer pessoa com algum dinheiro possa ser capaz de compra-lo.
Infelizmente ainda não há data de lançamento, nem preço revelado, mas a empresa espera que ela seja lançada dentro de alguns anos no mercado.
Quero uma
muito showwww , faço mecatrônica e esse é o tipo de notícia que me deixa em nostalgia, rs.